quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Assembléias Escolares e Democracia Escolar – VIDEO AULA 23

Assembléias Escolares e Democracia Escolar – VIDEO AULA 23
( Educação e Construção de Valores )

            Hoje nosso contexto escolar é bastante complexo, os educadores propõem práticas que auxiliam o educando a tornar-se um ser que opina, participa, critica, propõe novos trabalhos ... enfim busca sua autonomia.
            Dentre as práticas, podemos destacar as Assembléias, elas são espaços de diálogo, que objetivam a Construção de Valores Democráticos, priorizando a participação.
            Elas servem para regular as relações entre os alunos, quando praticadas, os envolvidos colocam diante de todos suas críticas, felicitações e sugestões, desenvolvendo a capacidade de argumentação, verbalização e oralidade, formando cidadãos mais críticos, elas ocorrem na tentativa de resolver problemas.
Há três formas de praticar as Assembléias, a primeira ocorre dentro da classe, as carteiras são posicionadas em círculo, as metodologias oferecidas devem ser flexíveis, estar em função das necessidades que acontecem as assembléias e as críticas ocorrem devidos as práticas e não as pessoas.
            A segunda forma de praticar a Assembléia, são as chamadas Assembléias de Curso ou de Escola, nelas participam os membros das turmas, dos professores, dos funcionários, a equipe gestora, seu principal objetivo é o Trabalho com a Democratização, todos os envolvidos aprendem a dizer sobre os conflitos e sobre as possíveis soluções para os conflitos.
            Nela há participação e cooperação.
            A terceira e última prática de Assembléia, são as Assembléias discentes, onde os professores se reúnem para discutir temáticas do Convívio, das Relações Interpessoais e sobre diversos assuntos acadêmicos que haja necessidade.
            Esta prática de Assembléias deve fazer parte do nosso cotidiano, a participação deve ser vista como um valor a ser construído dentro da escola.
            Nós educadores devemos propiciar momentos para que nossos educandos possam refletir sobre a sua práxis, no âmbito educacional.
            Se desejamos uma escola Democrática e Participativa, devemos propiciar momentos em que haja o diálogo, a crítica, a opinião e a participação, pois são características fundamentais para que alcancemos nossos objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário