quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Perspectivas Atuais das Pesquisas em Psicologia Moral VIDEO AULA 11

Perspectivas Atuais das Pesquisas em Psicologia Moral  VIDEO AULA 11
( Educação e Construção de Valores )


            A moralidade faz parte da identidade de todo ser humano, os valores estão presentes na construção da identidade.
            A Moralidade e os Valores estão relacionados a afetividade.
            Os valores estão interligados diretamente as trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior, surgem das projeções de sentimentos positivos sobre objetos e/ou pessoas e/ou relações, e/ou sobre si mesmo, já os contra valores surgem sobre as projeções negativas.
O sujeito classifica seus valores como centrais (mais importantes) e/ou periféricos (menos importantes), esta classificação pode modificar dependendo da situação/ contexto vivenciado pelo indivíduo. São nos conflitos que o sujeito determina os valores centrais e os secundários.
A Escola pode e deve educar em valores.
A moral reflexiva e a metodologia ativa da aprendizagem, resulta em um papel ativo do sujeito na construção de valores.
            Em nosso âmbito escolar devemos trabalhar com diversos valores, não apenas com regras que devem ser cumpridas pelos alunos, afinal os valores podem ou não ser morais, a moralidade não se guia pelo princípio de justiça.
Devemos oferecer variadas situações, dentre elas as conflitantes, para que possamos construir e elaborar os valores como centrais e periféricos.
E por fim dentro das diversas modalidades didáticas, incluir a explicitação dos sentimentos e dos valores para a compreensão da regulação exercida por cada educando.
Talvez pareça complicado, mas este é o caminho de uma educação moral e efetiva na escola.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário