quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sentimentos e Afetos como Tema Transversal – VIDEO AULA 21

Sentimentos e Afetos como Tema Transversal – VIDEO AULA 21
(Temas Transversais e a Estratégia de Projetos )

            Na escola trabalhamos disciplinas, dentro delas conteúdos, dentro deles temas, muitas vezes os temas trabalhados não são bem explorados, talvez por tempo, por falta de preparo ... enfim, alguns educadores ainda hoje deixam de lado o trabalho com valores no cotidiano escolar, priorizando apenas os conteúdos curriculares.
            A relação professor – aluno, é uma relação que envolve sentimento e afeto, conceitos estes que devem ser incorporados como objeto de Ensino/Aprendizagem, de conhecimento no cotidiano de nossas escolas.
            A criança quando chega à escola traz consigo diversas e variadas experiências/situações vividas, tudo o que é trazido deve ser valorizado.
            O nosso Trabalho Pedagógico deve ter como ponto de partida as situações do cotidiano de cada educando, que traz e defende os seus valores, cada um tem o seu, como já foi dito são variados.
            Segundo Piaget, valores são as trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior, é a projeção afetiva que eu faço em relação ao outro.
            Os valores/sentimentos devem fazer parte do cotidiano escolar, do currículo.
            O educador deve criar/propiciar momentos para que o aluno perceba que  valores são importantes e que fazem parte do contexto, vistos como temas transversais.
            Segundo Valéria Araújo, Valores, Auto – Estima e  Auto- Conhecimento, estão intimamente ligados, quando bem trabalhados, o sujeito alcança a Autonomia, sabendo identificar os seus sentimentos e defender os seus valores.
            Esta pratica precisa ser internalizada em nós educadores, para que possamos desenvolver com êxito os sentimentos trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário