quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Temas Transversais em Educação – VIDEO AULA - 6

Temas Transversais em Educação – VIDEO AULA - 6
( Temas Transversais e a Estratégia de Projetos )

            Nós educadores temos um currículo a cumprir, e um “guia” a seguir que são os Parâmetros Curriculares Nacionais, nele há vários temas a serem abordados.
            Dentre eles, é importante ressaltarmos a Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Pluralidade Cultural, que estão organizados nos Temas Transversais, essas temáticas devem ser trabalhadas no cotidiano escolar, mas cabe  a cada cultura/comunidade eleger o tema mais importante, ou seja, aquele que a comunidade mais precise.
            Há três Concepções de Transversalidade.
            Na primeira, a escola é vista como apenas uma cumpridora de normas, ela é organizada ao redor das disciplinas tradicionais, seu único objetivo é promover o ensino das disciplinas, o ensino é fragmentado, nessa Concepção a Transversalidade ocorre através de atividades pontuais.
Quando se trabalha determinados temas que “fogem” do currículo, é contratado profissionais para trabalhar, pois os educadores só desenvolvem o seu trabalho baseado no currículo.
            Este método continua dando espaço a fragmentação, não havendo diálogo entre as disciplinas.
            Na segunda Concepção de Transversalidade, os conteúdos, disciplinas, deixam de ser vistos/trabalhados como finalidade da educação e passam a ser concebidos como meio para se trabalhar os temas transversais.
            Os membros da Comunidade Escolar fazem uma mudança paradigmática, onde as temáticas que objetivam a educação em valores tornam – se o eixo vertebrador do sistema educativo, havendo uma articulação entre as temáticas.
            E por fim a terceira Concepção de Transversalidade nos mostra que nós enquanto educadores devemos sim, criar estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar.
            A aprendizagem precisa tornar significativa para cada educando, não podemos nos limitar, achando que a escola se encerra no portão, a comunidade precisa e deve participar, os problemas da comunidade precisam ser visto e tratados como nossos problemas, todos precisam ter um único objetivo, um única meta a alcançar.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário