quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Diversidade, Pluralidade Cultural na Escola – VIDEO AULA 24

Diversidade, Pluralidade Cultural na Escola – VIDEO AULA 24
( Educação e Construção de Valores )

            Hoje nossas escolas atendem a diferentes setores sociais, por este motivo devemos trabalhar a diversidade, a pluralidade e o multiculturalismo, apesar de serem diferentes termos, todos trabalham com a mesma questão.
            A escola é uma instituição cultural privilegiada, nela nós podemos inalterar ou não os comportamentos dos indivíduos que fazem parte do contexto sobre a temática em questão.
            O termo Pluralidade começou a ser questionado e trabalhado em 1988 com a Constituição, de lá para cá muitas mudanças ocorreram, a preocupação e a necessidade de se trabalhar este tema torna-se importante e indispensável em instituições que acolhem uma sociedade complexa e heterogênea.
            Esta diversidade no âmbito escolar resulta na necessidade de práticas em que nossos educandos possam reconhecê-la como parte do processo no qual estão inseridos.
            Estas práticas são direcionadas por fundamentos teóricos, dentre eles podemos destacar o Programa Ética e Cidadania promovido em 2007 em que foram apresentados textos de autores consagrados e atividades que deveriam ser contempladas no âmbito educacional.
            Há também um novo marco proposto em 2010, denominado de Estatuto da Igualdade Racial, nele a discriminação racial para a ser defendida, como distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em etnia.
            A desigualdade racial ficou definida como as situações de diferenciação de acesso e gozo de bens e serviços e oportunidades nas esferas públicas e privadas.
            E a população negra é formada por todas as pessoas que se classificam como tais ou como pardos, pretos ou outro termo parecido.
            Estas definições devem tornar –se claras para todos os envolvidos no contexto escolar.
            Nós educadores devemos propiciar práticas que favoreçam um melhor entendimento para o tema em questão.
            Nosso cotidiano escolar deve evidenciar práticas que envolvam esse tema, através de trabalhos onde haja questões raciais mais polêmicas , tais como Cotas Universitárias, devemos desenvolver oficinas, para que possamos exercitar, trocar experiências, para que juntos possamos educar na diferença, tornando nossas escolas mais justas.  

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