quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Projetos VIDEO AULA – 14

 Projetos VIDEO AULA – 14
( Temas Transversais e a Estratégia de Projetos )

            Hoje em dia os Projetos fazem parte do contexto escolar, toda escola, apresenta um tema, e é desenvolvido ações, idéias que objetivam explorar este tema de forma positiva, isto é exemplo de um Projeto Coletivo, onde todos possam trabalhar transdisciplinarmente, há também Projetos desenvolvidos por apenas uma classe, um Professor, enfim há diversas maneiras de se desenvolver um Projeto.
            Projeto é uma palavra latina, que significa andar para frente, lançar, se projetar, é um fazer com a palavra.
            Todo o ser humano desde o nascimento, projeta (planeja/age/avalia...), é uma característica do ser humano vivo, está sempre iludido com algo, isto o alimenta para alcançar suas metas.
            Quando falamos em Projetos, não podemos esquecer, que se lançar implica correr riscos, o que não atribui ao fracasso, mas sim a ter coragem, abertura para criar.
            Qualquer Projeto que se faça, o ser humano que o planeja, precisa executá-lo, ou seja, eu não posso planejar algo para apenas o outro fazer, eu planejei, eu preciso executá-lo.
            É claro que como foi dito, há projetos coletivos, que exigem a participação de muitos e projetos pessoais, onde apenas uma única pessoa realiza a ação planejada.
            Os Projetos no cotidiano escolar, precisam estar relacionados a Valores.
            Quando planejo, preciso ter metas e me lançar para buscá-las, preciso me organizar identificando as metas, que metas eu tenho, quais valem a pena, quais não valem, afinal há metas que valem mais e outras menos.
            Nos projetos, é importante ressaltar o que deve ser cultivado e o que deve-se   combater, o que deve ser conservado e o que deve ser transformado.
            Enfim Planejar é uma ação consciente, onde mesmo correndo riscos, é necessário agir, e estar constantemente revendo a práxis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário