quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Práticas de Projetos e Transversalidade em sala de aula: questões de gênero no cotidiano escolar - VIDEO AULA 22

Práticas de Projetos e Transversalidade em sala de aula: questões de gênero no cotidiano escolar  - VIDEO AULA 22
( Temas Transversais e Estratégia de Projetos )

            Nós educadores trabalhamos com uma perspectiva sócio – interacionista, onde propiciamos situações/ensinamentos que possam transformar nosso educando em um sujeito crítico, participativo, consciente, ativo, protagonista ... enfim, um sujeito que torne-se ativo no  centro do processo educativo.
            Dentre os conteúdos trabalhados no cotidiano escolar, temos os Temas Transversais, que nos permite trabalhar ainda mais o sujeito, são eles, a Ética, a Pluralidade Cultural, o Meio Ambiente, a Saúde, a Orientação Sexual e os Temas Locais, é importante ressaltar que nosso trabalho diante desses temas, é explorar, divulgar aquele que mais emerge na comunidade que estamos inseridos.
            Na Pedagogia de Projetos que praticamos, o tema transversal trabalhado, deve ser escolhido coletivamente, ou seja, todos devem defini lo de acordo com a prioridade   da escola, mas cada docente adere a medida que vai se sentindo seguro, vai se comprometendo aos poucos.
            E o Tema abordado deve levar em conta a faixa – etária com que eu estou trabalhando, a demanda da minha escola.
            Temos que perceber que aprendemos com os outros a forma como desempenho o meu papel, ou seja, cada um contribui de uma forma, para o desempenho do sujeito na sociedade em que está inserido.
            O nosso trabalho precisa ser analisado, reelaborado sempre, muitas vezes temos que quebrar paradigmas relacionados as questões de gêneros, afinal há uma cultura internalizada em nós, que devemos abolir.
O nosso trabalho pedagógico deve ir além, influenciando os pais, a comunidade que estão diretamente ligados aos valores de nossos alunos, dentro da sala de aula.
            Dessa forma teremos uma escola democrática e participativa, possibilitando a construção de gêneros autônomos no processo educacional.

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