quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Violência e Educação VIDEO AULA - 20

Violência e Educação VIDEO AULA - 20
( Educação e Construção de Valores )

            Infelizmente hoje a violência está presente em vários lugares, dentre eles o âmbito escolar.
A escola propicia que se as pessoas se encontrem, muitas vezes nessa socialização surgem conflitos, que resulta em ações violentas.
Há vários tipos de violência, ela pode surgir na escola ou entorno dela, entram nela, pois afinal a escola não é alheia ao território onde ela está inserida.
Mesmo não sendo alheia, há casos de escolas que estão inseridas em territórios violentos, mas que conseguiram construir relações com esse entorno, sendo vista por todos como um lugar importante, que precisa ser protegido, tornando-se um ambiente onde não haja violência.
Mesmo sabendo que a violência é difícil de se falar, questionar ou tentar resolver, ela não é impossível, a integração escola – comunidade precisa e deve acontecer, para que essa realidade mude.
O primeiro passo é saber diagnosticar o tipo de violência que estamos lidando.
Pois afinal há múltiplas formas de violência na escola, o nosso olhar precisa identificar onde?, quando?, com quem ?, contra quem? ... , esta violência está acontecendo. Possibilitando assim alguma forma de atuação.
Se há alguma queixa de violência na escola, nessa queixa há diversas situações, que vão desde o vandalismo, desrespeito, agressões, brigas, ameaças, roubos ... , o educador precisa diagnosticar essa queixa e ter um olhar atento aos comportamentos de cada educando, afinal o comportamento deles reflete a situação que vivem em casa.
Tornando indispensável a necessidade do diálogo, estabelecendo conexões com o Conselho Tutelar, Membros da Família, Setor de Saúde ... é possível sim atuar em alguma medida e aos poucos minimizar  e transformar essa realizada tão triste que é a presença de atos, atitudes, palavras ...  que levem a violência.
Não podemos desanimar, nosso ambiente escolar deve ser prazeroso, positivo, que propicie o crescimento, o progresso de cada um, priorizando a paz, esta pratica depende de todos os envolvidos no contexto escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário