quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Interdisciplinaridade e Transversalidade na Educação VIDEO AULA – 10

 Interdisciplinaridade e Transversalidade na Educação  VIDEO AULA – 10
(Temas Transversais e a Estratégia de Projetos )


            A gente vem pra escola para aprender a ler o mundo,
                                      Começa lendo um texto, mas ler, compreender o mundo ...

É exatamente isto que acontece com toda ser humano, o objetivo é que quando entre na escola, aprenda a ler, escrever, calcular ... , todo e qualquer conteúdo para ter sentido, ele precisa ser colocado em prática, tudo o que aprendemos deve ser levado para nosso cotidiano, nossa vida.
            A escola é disciplinar, a realidade não.
            Na escola temos que fazer a ponte do disciplinar com o transdisciplinar.
            Afinal estudar disciplinarmente compete aos especialistas, estudar matemática por exemplo como fim é coisa de quem quer ser matemático, mas para um cidadão, o conteúdo em questão, precisa ser aprendido e visto como meio.
                É necessário que os conteúdos desenvolvidos no âmbito escolar estejam interligados, haja um diálogo entre eles, o que os tornará mais fácil de serem entendidos, facilitando a aprendizagem.
            Segundo Edgar Morin:”Falando em nosso sistema de educação, um paradigma que chamaremos de simplificação que domina o ensino e para conhecer nós separamos, e reduzimos o que é complexo em simples.
            Tal visão mutila, inevitavelmente o conhecimento.
            O problema então é conseguirmos obedecer a um paradigma que nos permita diferenciar e ao mesmo tempo, relacionar.
            É justamente o paradigma que domina o conhecimento na nossa civilização e na nossa sociedade, é um paradigma que impede o conhecimento complexo, o conhecimento da era planetária.
            Edgar Morin está se referindo ao método de Descartes”.
Se sabemos o quanto  é importante trabalharmos de maneira interdisciplinar e transdisciplinar, onde todos tem um único objetivo, as disciplinas fiquem interligadas, o diálogo entre elas ocorra e transpasse o currículo muitas vezes “engessando” nosso trabalho, por que muitos insistem em desenvolver conteúdos fragmentados, reduzindo o que é complexo em simples?
É necessário repensar o método, reformar o pensamento, rever nossa práxis, enfrentar os desafios que são globais e multidimensionais e oferecer o melhor, tornando a aprendizagem significativa a cada um.

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